O ano de 2023 começou trazendo novidades no Tesouro Direto com um novo título que é o Tesouro RendA+. Este título público é voltado à poupança para a aposentadoria e poderá ser comprado diretamente pelos investidores que desejam investir para sua velhice com segurança, estabilidade e conforto.
Depender apenas da possibilidade de recebimento da previdência por parte do governo (INSS) não é recomendável, visto que o valor dificilmente dará para cobrir confortavelmente as necessidades da fase de aposentadoria. De acordo com pesquisa do Tesouro Nacional, cerca de 75% das pessoas não possuem previdência complementar, apesar de terem consciência do risco que correm.
Assim sendo, nos últimos anos, a busca por alternativas para complementar a previdência tem aumentado. Por isso, uma nova opção foi lançada pelo Tesouro Direto para facilitar este planejamento por parte dos investidores.
O que é o Tesouro Direto?
O Tesouro Direto é uma das principais maneiras de entrar para o mundo dos investimentos, pois ele é considerado o investimento mais seguro no Brasil. Através deste produto é possível ter uma boa margem de previsibilidade do resultado, podendo, além disso, manter a rentabilidade acima da inflação (títulos atrelados ao IPCA), ponto extremamente importante para nós brasileiros que vivemos em um país com histórico de inflação alto.
Há duas modalidades de títulos do Tesouro Direto: os prefixados e os pós-fixados. O primeiro mostra exatamente quanto você vai receber no vencimento, enquanto o segundo está atrelado a um indexador, como a SELIC ou o IPCA. Também há a possibilidade de você optar por títulos que pagam juros semestrais.
Vale ressaltar que, para garantir a rentabilidade acordada no momento da aplicação, é necessário manter o investimento até o vencimento, caso contrário você estará sujeito à marcação a mercado e pode ter prejuízo.
O que é o Tesouro RendA+?
É o título mais novo do Tesouro Nacional, pensado especialmente para aqueles que almejam investir para complementar a renda na aposentadoria. Parte do seu rendimento é atrelado à inflação e parte a uma taxa de juros fixa, assim como o do Tesouro IPCA+. Isso singnifca, que o seu investimento será corrigido pela inflação mais uma taxa de juros real.
Os títulos do Tesouro IPCA+ são opções de investimentos que garantem ao investidor uma taxa de juros mais a variação da inflação, que é medida pelo IBGE através do índice IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo).
Desta forma, você investidora, pode planejar uma data para aposentadoria garantindo o recebimento de uma renda mensal pelo período de 20 anos seguintes. Há possibilidades de investimento para até 40 anos de acumulação, sempre seguidos por mais 20 anos de fluxo de renda mensal.
Tesouro RendA+ vs Tesouro IPCA+
A diferença do Tesouro RendA+ para o Tesouro IPCA+ é que no lugar de receber a aplicação inteira de volta na data do vencimento, como acontece no Tesouro IPCA+, o investidor receberá os valores mensalmente, no prazo limitado de 20 anos. Como os pagamentos são corrigidos pela inflação, o seu investimento estará garantindo o seu poder de compra no futuro.
Em resumo, você vai receber o seu investimento:
Tesouro IPCA+: Recebe tudo de uma vez, na data do vencimento.
Tesouro Renda+: Recebe em formato de renda mensal por 20 anos.
Pode-se dizer que em relação aos outros títulos públicos federais, essa é uma das grandes diferenças do Tesouro RendA+. Isso porque os outros preveem resgate total no vencimento ou pagamento de juros semestrais até a liquidação do título.
Tal como nos planos de previdência privada, o investidor pode programar aportes mensais no Tesouro RendA+, que podem ser efetuados até via Pix.
Como funciona o Tesouro RendA +?
O objetivo de se investir no Tesouro RendA+ é receber os investimentos de forma mensal no futuro, no momento em que se inicia o período de conversão. Para conhecer os valores que você precisa investir ou calcular dentro dos valores que você pode investir, sugiro que você faça simulações no site do Tesouro Direto.
No Simulador do Tesouro Direto você vai responder algumas perguntas, como mostra o exemplo na imagem abaixo:

Após os dados preenchidos, você receberá uma sugestão de título com vencimento próximo da idade que deseja aposentar. O simulador informará quantos títulos você precisa comprar por mês para atingir o seu objetivo de aposentadoria.
Todo o valor é pago ao longo de 20 anos, em 240 parcelas mensais. No exemplo abaixo, o título vence em 2050, ou seja, de hoje até 2050 é a fase de acúmulo, onde você investirá mensalmente um valor. A partir de 2050 até 2069 você receberá o valor acumulado como se fosse um salário mensal.

Durante os recebimentos, o valor sofre correção mensal pela inflação até a data final, justamente para preservar o poder de compra do investidor. O que torna esse título muito interessante, já que não existe nada assim no mercado hoje.
Quem está em busca de opções para formar reservas para o futuro, principalmente para a velhice e deseja contar com a segurança dos títulos públicos federais, precisa conhecer o Tesouro RendA+.
Isenção de taxa de custódia
Diferentemente dos demais títulos do Tesouro Direto, o Tesouro RendA+ tem algumas vantagens para aqueles investidores que mantêm os seus títulos até a data de vencimento, como a isenção da taxa de custódia, cobrada pela B3.
Prazo de carência
Outra diferença relevante é o período de carência para resgates antecipados. Os investidores do Tesouro RendA+ terão que cumprir 60 dias de carência para efetuar um resgate após a data de cada investimento (compra). O período de carência obriga-se aos valores inerentes de cada operação, isto significa que os saldos de compras que já completaram 60 dias não são impactados pela carência de novos investimentos.
O período de carência do Tesouro RendA+ reforça a importância do planejamento a longo prazo para os investidores que escolhem essa oportunidade de investimento.
Alíquota regressiva de IR
Assim como nos outros títulos do Tesouro Direto, o Tesouro RendA+ tem alíquota regressiva de IR. Neste título, o IR é descontado no recebimento da sua renda extra mensal sobre a parcela referente ao rendimento. Cabe à sua instituição financeira fazer esse recolhimento na fonte.
Como investir Tesouro Renda+?
Para investir nos títulos Tesouro RendA+, você deve proceder da mesma maneira que nos outros títulos do Tesouro Direto. Ou seja, você precisa fazer a aplcação através de um banco ou corretora.
Somente pessoas físicas podem investir, seguindo o horário de funcionamento da plataforma (das 9h30 às 18h em dias úteis). Há limite de compra, ou seja, no mínimo 1% do valor de cada título, limitado ao mínimo de R$ 30,00 e no máximo R$ 1 milhão por mês.
A liquidação dos resgates acontece no mesmo dia desde que os pedidos sejam realizados até às 13h e no dia útil seguinte após este horário.
A facilidade é uma das características dos investimentos no Tesouro Direto, e isso se aplica também ao RendA+.
Tesouro RendA+ e a sua aposentadoria
Que tal começar a planejar o complemento da sua aposentadoria e a se preparar para uma das melhores fases da sua vida com o Tesouro Direto? Com o Tesouro RendA+, você está a um passo, ou melhor dizendo, a um PIX de cuidar do seu futuro.
Com ele, você tem uma renda extra mensal na aposentadoria, garantindo ganhos acima da inflação para seu investimento.
Este é o novo lançamento do Tesouro Nacional, em parceria com a Secretaria de Previdência e a B3, desenvolvido a partir da pesquisa do economista Prof. Dr. Robert C. Merton – vencedor do prêmio Nobel de Economia de 1997 – e do Prof. Arun Muralidhar.
O Tesouro RendA+ adapta aos títulos públicos o conceito da previdência privada, simplificando o processo de investimento, trazendo mais segurança e acessibilidade ao planejamento previdenciário.
Desta forma, você investe na acumulação de títulos durante o seu tempo de trabalho. No momento da sua aposentadoria, você começa a receber os frutos desse investimento mensalmente por 20 (vinte) anos. Para garantir um prazo maior, você pode investir em títulos com vencimentos diferentes e garantir uma renda mensal pelo prazo de até 40 anos.
Se você ainda não é um investidor e está começando, você pode contar com o Cadastro Simplificado do Tesouro Direto.
Acredito que após todas as informações abordadas no texto, você estará mais preparado para tomar suas próprias decisões e ter mais qualidade de vida na velhice. Caso tenha alguma dificuldade para fazer esse planejamento financeiro e dimensionar corretamente o valor mensal para investir, saiba que pode contar sempre com a minha ajuda. Estou aqui para sempre ajudá-las e a simplificar o universo dos investimentos.
